Nossa História

Quem foi o professor Gustavo Schreiber ?

O professor Gustavo Schreiber, nasceu na cidade de São Sebastião do Caí – RS, em 07 de janeiro de 1897 e fez parte do corpo discente da Escola Evangélica Mauá de Santa Cruz do sul – RS. Sua carreira como professor teve início na Escola Evangélica Barão do Rio Branco em Cachoeira do Sul – RS, onde permaneceu por um período de quinze anos.

Em 1928, o professor Gustavo recebeu uma bolsa de estudos da Alemanha, mudou-se para Hamburgo. O curso de especialização era exclusivo a professores que lecionaram em locais estrangeiros, aos quais o ensino era deficiente e que concentravam um grande número de imigrantes alemães. Durante a sua permanência na Alemanha o professor Gustavo conheceu e casou-se com Emilie G. S. Döring.

Desse matrimônio nasceram quatro filhos, sendo o quarto seu sucessor na direção da escola, professor Sieghard Schreiber.

O professor Gustavo Schreiber faleceu no dia 27 de abril de 1982, aos 85 anos em São Leopoldo e sua esposa logo após, em 31 de julho do mesmo ano.

História

Em 1939, o professor Gustavo Schreiber foi convidado a substituir diretor da Escola Evangélica para formação de professores, o professor Dr. Franzmeier, pois o mesmo era de nacionalidade germânica, e, com a Segunda Guerra Mundial, não era permitido diretores em escolas no Brasil com essa nacionalidade.

Logo que assumiu a direção da escola esta veio a fechar por interferência do Governo Estadual , pois os mesmos gostariam de usar os prédios para um hospital.

O professor Gustavo, com iniciativa própria, solicitou ao secretário de educação o Sr. Coelho de Souza a permissão de abrir um curso profissionalizante, o qual era incentivado pelo Presidente da República Getúlio Vargas.

Recebeu autorização do Sr. Secretário. Surge então em 1940 o Instituto de Ensino Comercial de São Leopoldo que formaria o curso de guarda-livros.

A primeira e única turma com esta denominação formou-se em 1944, quando houve uma reforma no ensino que determinou a alteração do curso para sete anos: quatro anos de curso básico que oferecia diploma de auxiliar de escritório; e três anos de curso de contabilidade que oferecia o diploma de técnico em contabilidade.

Em 1949, o professor Gustavo trocou uma propriedade localizada na cidade de Ivoti, RS, pela área onde atualmente, está localizada a escola. Na época, o prédio construído neste local pelo professor Gustavo, servia como abrigo a alunos internos.

A escola iniciou sua trajetória educacional nos prédios da atual Câmara dos Vereadores de São Leopoldo até 1957, mudando-se para o prédio do colégio Rio Branco em 1958. E foi somente em 1972 que a escola instalou-se definitivamente na área onde hoje se encontra.

Whatsapp
Colégio GuSch
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.