Nossa História

Quem foi o professor Gustavo Schreiber ?

O professor Gustavo Schreiber, nasceu na cidade de São Sebastião do Caí – RS, em 07 de janeiro de 1897 e fez parte do corpo discente da Escola Evangélica Mauá de Santa Cruz do sul – RS. Sua carreira como professor teve início na Escola Evangélica Barão do Rio Branco em Cachoeira do Sul – RS, onde permaneceu por um período de quinze anos.

Em 1928, o professor Gustavo recebeu uma bolsa de estudos da Alemanha, mudou-se para Hamburgo. O curso de especialização era exclusivo a professores que lecionaram em locais estrangeiros, aos quais o ensino era deficiente e que concentravam um grande número de imigrantes alemães. Durante a sua permanência na Alemanha o professor Gustavo conheceu e casou-se com Emilie G. S. Döring.

Desse matrimônio nasceram quatro filhos, sendo o quarto seu sucessor na direção da escola, professor Sieghard Schreiber.

O professor Gustavo Schreiber faleceu no dia 27 de abril de 1982, aos 85 anos em São Leopoldo e sua esposa logo após, em 31 de julho do mesmo ano.

História

Em 1939, o professor Gustavo Schreiber foi convidado a substituir diretor da Escola Evangélica para formação de professores, o professor Dr. Franzmeier, pois o mesmo era de nacionalidade germânica, e, com a Segunda Guerra Mundial, não era permitido diretores em escolas no Brasil com essa nacionalidade.

Logo que assumiu a direção da escola esta veio a fechar por interferência do Governo Estadual , pois os mesmos gostariam de usar os prédios para um hospital.

O professor Gustavo, com iniciativa própria, solicitou ao secretário de educação o Sr. Coelho de Souza a permissão de abrir um curso profissionalizante, o qual era incentivado pelo Presidente da República Getúlio Vargas.

Recebeu autorização do Sr. Secretário. Surge então em 1940 o Instituto de Ensino Comercial de São Leopoldo que formaria o curso de guarda-livros.

A primeira e única turma com esta denominação formou-se em 1944, quando houve uma reforma no ensino que determinou a alteração do curso para sete anos: quatro anos de curso básico que oferecia diploma de auxiliar de escritório; e três anos de curso de contabilidade que oferecia o diploma de técnico em contabilidade.

Em 1949, o professor Gustavo trocou uma propriedade localizada na cidade de Ivoti, RS, pela área onde atualmente, está localizada a escola. Na época, o prédio construído neste local pelo professor Gustavo, servia como abrigo a alunos internos.

A escola iniciou sua trajetória educacional nos prédios da atual Câmara dos Vereadores de São Leopoldo até 1957, mudando-se para o prédio do colégio Rio Branco em 1958. E foi somente em 1972 que a escola instalou-se definitivamente na área onde hoje se encontra.